Solicite uma proposta

A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA E FILMAGEM NO CASAMENTO

Categoria: Dicas

 

O casamento é uma tradição muito antiga e com ela o registro desse momento muito especial também faz parte. Mas você sabia que essa arte de registrar o casamento era totalmente diferente que nos dias atuais?

Antigamente as fotos eram pinturas do casal posando junto com seus familiares, mas com o avanço da tecnologia, logo vieram as primeiras câmeras fotográficas. Mas ainda era de costume fazer o registro um dia antes ou diferente da data do casamento, em muitos casos eram feitas em um estúdio e com isso o fotógrafo não participava da cerimônia.

Quando nós olhamos os álbuns de casamento dos nossos avós, nos deparamos com fotos feitas pelos próprios familiares, com isso já percebemos como o modo de fotografar teve bastante mudanças, principalmente quando se tratava de registrar não só apenas os noivos em questão, mas também passou-se a fotografar os convidados e o ambiente como um todo.

Hoje não só as mudanças na forma de como se registrava o momento, outro ponto que evoluiu bastante ao longo dos anos foi a qualidade do material que passou por grandes adaptações. Atualmente temos variedades em ter acesso ao material produzido, um exemplo são os álbuns digitais que além de serem uma opção a mais, pode sempre ser salvos em locais seguros e não corremos o risco de ter os momentos perdidos, além de ser mais fácil seu compartilhamento.

A forma de como é fotografado os matrimônios sempre passa por mudanças, um exemplo são os ensaios pré-wedding, onde já temos registro antes do casamento, uma forma divertida e moderna de anunciar os preparativos para o grande dia. Também podem ser usados na decoração do local, nos convites enviados, o famoso save the date, nas lembrancinhas e na entrada no dia do casório.

Making of de casamento

 

Isso mesmo, um making of do seu casamento é um olhar diferente que nos traz muitos detalhes e são ricos em sensibilidade. Trata-se de um ensaio onde visa capturar os momentos horas antes do casamento, diferente do pré-wedding onde os noivos estão juntos, aqui capturamos cada um separadamente. O resultado é fantástico, tanto as fotos quanto os vídeos produzidos, traz a tona tudo que os noivos e as partes envolvidas passaram até chegar ao tão sonhado momento.

Outro fato interessante é que esse tipo de ensaio deixou de ser feito apenas com a noiva, onde registrava toda a sua preparação, que vai desde a sua rotina matinal até o momento da maquiagem e a colocação do vestido, agora o noivo em muitos casamentos também passa a fazer o ensaio, nos mostrando um olhar diferente de como se preparam antes de subirem no altar.

Cada vez mais os profissionais estão se dedicando para que suas fotos consigam captar o momento exato de todas as emoções de todos presentes no dia, principalmente a dos noivos. A qualidade do material também faz parte.

Um olhar atento e uma sensibilidade aflorada também fazem parte de um bom profissional fotográfico. Captar o momento e de várias posições diferentes faz com que o resultado final seja espetacular. Saber pegar cada ângulo que melhor transmita a mensagem não é tarefa fácil. Porém faz toda a diferença para deixar eternizado seu casamento.

Outro detalhe que não podemos deixar de citar que antigamente os casamentos eram muito tradicionais, principalmente se tratando dos preparativos. Os familiares principalmente os pais dos noivos, que estavam envolvidos em tudo. Até mesmo a escolha do parceiro ou parceira ideal ao seus filhos. Felizmente nos tempos atuais deixou-se de se casar por negócios familiares e muitas vezes o próprio casal que faz toda a preparação do casamento e execução do mesmo. Até a escolha do profissional de fotografia e filmagem.

A filmagem do casamento

 

Além de podermos contar com as fotos do casamento, que ano após ano vem se aperfeiçoando cada vez mais, também não podemos deixar de falar sobre as filmagens que esses profissionais realizam. Uma filmagem com boa qualidade e que também saiba capturar todos os detalhes do casório fazem toda a diferença e é uma forma de eternizar e relembrar futuramente. Diferente dos casamentos antigos onde as filmagens eram em fitas cassetes, hoje temos várias formas de armazenar a filmagem tranquilamente. Mais um benefício da tecnologia ao nosso favor.

Muitas dúvidas surgem para os casais na hora de decidirem em optar a filmagem no dia do casamento, pois já se trata de um investimento a mais. Porém existem fatores que podem te ajudar a refletir sobre essa questão.

A primeira vantagem para se filmar o casamento é que você sempre terá um registro dos seus familiares e principalmente aqueles que por conta de morar muito longe e até mesmo aqueles que moram em outro país. Outras vantagens em filmar o casamento:

  • Ter registro dos parentes mais idosos para mostrar futuramente aos filhos, sobrinhos e netos.
  • Filmar o momento de reencontro da família que dificilmente consegue estar em todos os eventos reunidos.
  • Muitas pessoas adoram assistir vídeos, então porque não assistir o seu próprio vídeo do casamento? Emoção garantida.
  • Você consegue compartilhar facilmente e serve de lembranças aos convidados também.

A filmagem no casamento nos traz a tona todas as emoções vividas naquele grande dia. Para que não haja dores de cabeça, certifique-se de contratar um bom profissional de fotografia e filmagem. A dica aqui é sempre procurar referências e não só o preço. Também é importante conversar sempre, uma boa comunicação entre o fotógrafo e o casal faz toda a diferença. Quando o profissional consegue pegar a essência dos noivos, faz com que seu trabalho seja único e em muitos casos nasce até um vínculo forte de amizade.

São muitos os detalhes que devem ser pensados antes da decisão final quando se trata de contratar um profissional fotográfico, outro detalhe importantíssimo se deve pela conexão entre os noivos e o profissional em questão. Todos devem estar em sintonia para que as fotos traga a tona todos os sentimentos dos momentos mais incríveis do dia. Na maioria dos casos muitos casais são tímidos, um fotógrafo com experiência consegue quebrar o gelo e deixar os noivos a vontade, resultando em fotos incríveis.

Vale ressaltar também, a importância da fotografia no seu casamento, depois que a celebração acaba, tudo volta ao normal, os convidados vão embora, o que irá restar depois do dia mais especial são sem dúvidas as fotos e vídeos do casamento, uma recordação única para as partes envolvidas.

Lua de mel e fotografia

 

O primeiro dia de marido e mulher é com certeza o dia mais lindo na vida de um casal. Os preparativos para a viagem, o local escolhido, as roupas e acessórios, tudo já foi pensado e idealizado com antecedência. Muitos consideram levar ou comprar uma câmera fotográfica para registrar o momento a dois. Mas vale ressaltar alguns pontos antes de investir em um equipamento.

  • O valor de um aparelho fotográfico por sua vez é bem alto, analisar e pesquisar os preços antes para não terem sustos na hora de somar as despesas.
  • Na maioria dos casos com a correria do casamento, os noivos esquecem de estudar um pouco sobre as melhores posições e com isso pode refletir nas fotos.
  • Não saber usar uma câmera fotográfica pode acabar por não usufruir de fotos bonitas e deixar de usar todo o potencial deste equipamento.

A dica para não ficar sem algum registro desse dia, é pensar na possibilidade de já contratar os serviços do fotógrafo do seu casamento, com isso já fica incluso os valores e não terá surpresas na hora de fazer as prestações de conta do seu casamento. O bacana de fazer suas fotos de lua de mel já com o fotógrafo que fez seu casamento, se deve ao fato de vocês já terem intimidade e por isso as fotos em momentos de descontração da viagem ficaram mais divertidas e fantásticas.

Contratar esse serviço faz com que suas fotos fiquem profissionais e evita dores de cabeça e arrependimentos, pois será um dia único na vida de todos, então vale a pena investir nos ensaios fotográficos na lua de mel.

A lua de mel é para o casal relaxar, namorar e se divertir, então ficar o tempo todo tirando fotos, batendo a cabeça por não saber qual melhor pose e ângulo, pode fazer com que não seja aproveitado ao máximo sua viagem de recém casados. Por mais uma vez nota-se a importância de um profissional de fotografia para auxiliar nestes detalhes e vocês conseguirem cliques merecedores de capa de revista.

Dica de ouro para ter as melhores fotos e aproveitar o casamento

 

Sabemos que planejar um casamento não é tarefa fácil e ter um roteiro de tudo é a melhor maneira de se organizar e fazer tudo fluir como o esperado. Por isso, criar um roteiro com cada detalhe e horários estipulados para cada momento não deve ser ignorado.

A sessão de fotos também deve seguir a risca para que não aconteça confusão e a festa acaba virando bagunça, afinal sabemos que os noivos são a atração principal. Uma conversa com o seu fotógrafo para decidir cada detalhe e cada momento certo para fazer as fotos, vai poupar os noivos de ficarem com preocupações extras.

Em muitos casamentos para que os convidados também aproveitem a festa que foi tão aguardada e planejada, vale a dica de deixar explícito já no convite sobre o uso de celular durante a festa. Sendo assim todos aproveitam e apreciam o momento e de quebra o profissional consegue fazer fotos excepcionais.

Por fim, o casamento é um evento onde todos devem estar comprometidos, isso vai desde fornecedores, fotógrafos, convidados, padrinhos e familiares. Um momento de alegria e diversão que ficará marcado na vida de todos. E a recordação que ficará serão os registros feitos pelo profissional de fotografia e filmagem.

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Vamos marcar uma conversa para que possamos apresentar ainda com mais detalhes o nosso trabalho, será um prazer!