Solicite uma proposta

O QUE É FOTOJORNALISMO E COMO FUNCIONA EM CASAMENTOS?

Categoria: Dicas

 

Você sabe o que é fotojornalismo e como funciona em casamentos? Modelo de fotografia que vem ganhando os álbuns fotográficos de diversos noivos. O fotojornalismo surgiu da mistura entre a necessidade de contar uma história e sensibilidade artística do fotógrafo.

 

Diferente do que muitos imaginam, a fotografia não é simplesmente apontar uma câmera e apertar um botão.

Isto é, essa tarefa qualquer pessoa é capaz de fazer. Para que uma boa foto seja registrada, o fotógrafo precisa entender uma série de aspectos técnicos e artísticos.

Nesse sentido, o fotojornalismo se destaca como um estilo que une a arte de fotografar com a demonstração de uma história, que faz desse tipo de fotografia um modelo ideal para casamentos.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre o que é fotojornalismo e como funciona em casamentos.

Continue a leitura e confira!

 

 

O Que é Fotojornalismo?

 

Como é possível notar, o fotojornalismo possui alguns aspectos linguísticos que o diferenciam de outros estilos. Voltado para o jornalismo, como o próprio nome indica, o estilo não deixa de ser um forma de arte que busca representar um determinado momento.

Isto é, mais do que um simples registro de imagens, o estilo procura de fato demonstrar uma história através das fotos.

O modelo dá a cada imagem um sentido único, chamam a atenção por cada aspecto e informam sobre um determinado acontecimento.

Dessa forma, no fotojornalismo, alguns aspectos, como planos e composições, necessitam de uma maior elaboração. Aqui, o enquadramento acaba sendo o próprio espaço fornecido pela realidade, captada pelas lentes da câmera.

Da mesma forma, os planos são como recortes do que vemos com nossos olhos, memórias de um acontecimento que serão registradas.

Por sua vez, a composição é o próprio conteúdo da imagem, o momento em que o registro foi feito, com focos de atenção, os quais devem ser o principal motivo da fotografia estar sendo feita.

Em outras palavras, o fotojornalismo procura combinar as técnicas de fotografia com a capacidade do fotógrafo em descrever um momento através de uma imagem.

 

 

Fotojornalismo – Como Surgiu?

 

O fotojornalismo surgiu, basicamente com o surgimento da fotografia em si. O uso de fotos para descrição de um acontecimento foi, inicialmente, utilizado pelos meios de comunicação.

O jornal Daily, de Nova York, por volta dos anos 1880 foi um dos primeiros a fazer uso do fotojornalismo.

Contudo, o termo foi usado pela primeira fez nas primeiras décadas do século XX, em revistas que misturavam textos e fotografias.

 

 

Fotojornalismo – Como Funciona em Casamentos

 

 

Por ser um estilo que consegue contar uma história de forma mais profunda por meio da imagem, o fotojornalismo não poderia ficar de fora dos casamentos.

O principal material que o fotógrafo dispõe no momento da fotografia é o momento, e uma cerimônia de casamento é repleta de bons momentos para serem registrados.

Desde o nervosismo do casal até a troca de alianças, toda a cerimônia é um prato cheio para que uma excelente história seja contada através das fotos.

Além disso, o estilo também pode ser utilizado na sessão pré e pós casamento, sendo ideal para mostrar a união do casal nesse momento tão importante de suas vidas.

Muito mais do que o registro em imagens, o fotógrafo estará eternizando uma ocasião única, detalhando cada momento dessa nova história.

Porém, para que tudo saia o mais perfeito possível, é essencial que fotógrafo e casal se reúnam para discutir como serão feitas as fotos, todo o posicionamento e quais momentos serão registrados.

Tudo isso para que as fotos sejam feitas da forma mais natural possível, sem que haja tanta interferência do profissional.

Ou seja, o casal precisa de fato, viver aquele momento sem qualquer outra preocupação, cabendo ao fotógrafo fazer o registro de tudo, sem interferir.

 

 

Agora que você já sabe o que é fotojornalismo e como funciona em casamentos, basta combinar com seu fotógrafo se esse será o estilo de fotografia do seu casamento.

Lembre-se, o fotojornalismo se preocupa em contar uma história, e mais do que simplesmente gostar do modelo, esse deve ser um estilo de fotografia que combine com os noivos.

 

 

 

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Vamos marcar uma conversa para que possamos apresentar ainda com mais detalhes o nosso trabalho, será um prazer!